O presidente de Chipre, Nikos Anastasiadis, felicitou o líder do Syriza, partido vencedor das eleições legislativas gregas, manifestando a vontade de cooperação "em todas as questões importantes", como o conflito cipriota.
Corpo do artigo
"Espero com interesse uma colaboração estreita e boa para enfrentar os desafios em todas as questões importantes, que incluem a questão cipriota, e os objetivos económicos e de outro tipo da Grécia e do Chipre", afirmou Nikos Anastasiadis num telegrama enviado a Alexis Tsipras.
O chefe de Estado de Chipre afirmou esperar que Tsipras seja bem sucedido nas questões gregas, depois de conquistas "uma vitória histórica".
Tsipras anunciou já que Chipre será o primeiro país que visitará como primeiro-ministro.
"Vou receber [Tsipras] com grande satisfação", acrescentou Nikos Anastasiadis no comunicado divulgado.
Os eleitores gregos deram no domingo uma vitória clara ao partido Syriza para "escrever a História", "deixando a austeridades para trás", afirmou Alexis Tsipras, primeiro dirigente europeu eleito que rejeita explicitamente as políticas de austeridade impostas pela UE aos países-membros.
O Syriza venceu com 36,34% dos votos, ou 149 deputados, menos dois do que os 151 necessários para a maioria absoluta, de acordo com dados da comissão eleitoral grega, quando estavam contados 99,8% dos votos.