O presidente do Iémen, Abderabbo Mansur Hadi, chegou esta quinta-feira a Riade, capital da Arábia Saudita, país que lidera uma operação militar contra os rebeldes xiitas 'huthis' que contestam o poder em Sanaa.
Corpo do artigo
O paradeiro de Hadi era desconhecido desde que as milícias xiitas avançaram para a cidade de Áden (sul), onde o Presidente se tinha refugiado em fevereiro, depois de fugir da capital, Sanaa, onde estava sob prisão domiciliária imposta pelos huthis.
Segundo a agência saudita, Hadi foi recebido na base aérea de Riade pelo ministro da Defesa saudita, Mohamed bin Salman bin Abdelaziz, e pelo chefe dos serviços de informações, Khaled al-Hamidan.
O ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Riyad Yassin, disse à imprensa no Cairo que Hadi participaria na cimeira da Liga Árabe que se realiza entre sábado e domingo na estância egípcia de Sharm el-Sheikh.
A Arábia Saudita lançou na quarta-feira uma ofensiva militar no Iémen para travar o avanço das milícias xiitas, liderando uma coligação que integra o Bahrein, Egito, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Kuwait, Marrocos, Qatar, Paquistão e Sudão.