Os primeiros resultados do referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia revelam uma votação renhida, com resultados próximos, que vão oscilando entre os dois campos.
Corpo do artigo
Após serem contados 15 círculos eleitores, de um total de 382, os resultados colocavam a saída da União Europeia à frente, com 51,5%, e a permanência com 48,5% - o nordeste de Inglaterra mostrava-se mais favorável ao 'Brexit' e a Escócia pendia para o 'Bremain'.
No entanto, pouco depois, já com 68 colégios eleitorais apurados, os resultados davam vantagem à permanência na União Europeia, com 51%, com os adeptos da saída estimados em 49%.
Os resultados têm oscilado -- o 'Brexit' já esteve com 54% dos votos, descendo depois abaixo dos 50% --, com resultados mais indicativos apenas esperados dentro de algumas horas.
A 'City' de Londres, o centro financeiro da capital britânica, votou esmagadoramente pela permanência. Na pequena área dentro de Londres, 75% (3.312 votos) manifestou apoio à continuidade do Reino Unido no bloco europeu, enquanto 25% (1.087) preferiram a saída.
A permanência venceu também esmagadoramente em Gibraltar, com 96% dos votos, mas por curta margem em Newcastle (50,7%).
Sunderland, nordeste da Inglaterra, foi a primeira cidade a preferir o 'Brexit', que conseguiu 61% dos votos.
Os primeiros resultados do referendo britânico e a incerteza face ao resultado fizeram cair, entretanto, a bolsa de Tóquio e levaram à desvalorização da libra.