A principal base dos Estados Unidos no Iraque, conhecida como Complexo Victory Base, que acolhia o quartel-geral do exército e a prisão de Saddam Hussein, foi transferida para as autoridades iraquianas.
Corpo do artigo
"O complexo foi oficialmente entregue, com base numa ordem escrita, ao governo iraquiano nesta manhã. A base deixou de estar sob controlo dos EUA e agora está sob total autoridade do governo iraquiano", disse o coronel Barry Johnson, num e-mail enviado à agência francesa AFP.
A transferência, feita sem qualquer cerimónia, foi concretizada apenas "pela assinatura de documentos, como uma transacção imobiliária", explicou.
De acordo com a tenente-coronel Angela Funaro, uma porta-voz do exército dos EUA no Iraque, os militares dos EUA têm agora apenas cinco bases no país.
A Victory Base acolheu mais de 100 mil pessoas - 42 mil soldados e 65 mil funcionários de empresas privadas, segundo o principal historiador do exército dos Estados Unidos.
Comparado a uma pequena cidade, o complexo tinha casas pré-fabricadas, um supermercado e lojas de alimentação, com ruas com nomes americanos, como Liberty, Victory ou Lost Lake.
Alguns sectores do complexo já tinham sido transferidos para os iraquianos numa primeira fase, incluindo cinco de nove palácios construídos por Saddam Hussein. Espaços onde o ex-ditador recebia discretamente os seus convidados, antes da invasão liderada pelos Estados Unidos em 2003.
A saída das tropas dos EUA no Iraque está prevista para o final de 2011, com base num acordo assinado em 2008 entre os dois países, que ainda não chegaram a acordo sobre a possível manutenção de um pequeno contingente de formadores americanos em 2012.