Os combates entre as forças de Kiev e os separatistas pró-russos pelo controlo do aeroporto de Donetsk prosseguem, esta sexta-feira, apesar da trégua decretada há um mês, no leste da Ucrânia.
Corpo do artigo
"O combate continua agora mesmo. Várias instalações do aeroporto de Donetsk estão sob nosso controlo", enquanto outras continuam nas mãos das tropas ucranianas, disse um porta-voz dos rebeldes pró-russos à agência russa Interfax.
Já as autoridades ucranianas insistiram que todo o aeroporto continua sob seu controlo.
O coordenador do portal "Resistência Informativa", Dmitri Timchuk, muito próximo das forças de Kiev, indicou que as posições ucranianas no aeroporto foram atacadas duas vezes na quinta-feira.
"Os dois ataques foram travados. O inimigo recuou após sofrer baixas", escreveu.
Nas últimas horas, tanto as forças ucranianas como os rebeldes pró-russos dizem deter o controlo do recinto, mas depois os separatistas reconheceram que os combates continuam.
Os pró-russos justificam a sua tentativa de tomar o aeroporto argumentando que as forças ucranianas dispararam a partir daí contra a cidade, enquanto os militares ucranianos acusam os rebeldes de atacarem as suas posições com o objetivo de lhes 'roubar' o controlo.
O aeroporto internacional de Donetsk é foco frequente de tensões entre as tropas ucranianas, que controlam o recinto desde maio, e as milícias pró-russas que o mantêm cercado, tentando tomá-lo.