Quatro europeus, um deles com nacionalidade portuguesa, foram detidos esta semana no aeroporto Jorge Chávez, de Lima, com droga, quando se preparavam para viajar para Madrid, noticiou a agência EFE, que cita fontes policiais.
Corpo do artigo
Os detidos foram identificados como sendo o português Ruy M., a grega Maria S., o holandês Carlo C. e o búlgaro Dimitri D., e o momento da detenção tinham nas respetivas bagagens diversas quantidades - entre dois e sete quilos - de clorhidrato de cocaína.
Além dos quatro europeus foram ainda detidos três peruanos que tentavam transportar droga para outros países, dois latino-americanos, do Chile e Argentina, e outro cidadão de Madagáscar.
O Peru converteu-se no primeiro país mundial produtor de coca, destronando a Colômbia, segundo dados das Nações Unidas, e acredita-se que está a tornar-se igualmente no primeiro produtor de clorhidrato de cocaína.
A agência Lusa contactou o gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas que salientou que normalmente nestes casos, quando são comunicados à embaixada de Portugal, o Estado actua em conformidade com o solicitado pelo cidadão envolvido.