Quatro polícias feridos e 21 pessoas detidas em protesto contra o ICE perto de Chicago

A comunidade já tinha protestado contra o Serviço de Imigração e Controlo de Alfândegas no dia 31 de outubro
Foto: Jamie Kelter Davis / Getty Images via AFP
Vinte e uma pessoas foram detidas e quatro polícias ficaram feridos sexta-feira num violento confronto entre manifestantes de uma comunidade religiosa e agentes locais em frente às instalações do Serviço de Imigração e Controlo de Alfândegas (ICE), em Broadview.
Corpo do artigo
Segundo informou a câmara da cidade, que fica perto de Chicago, nos Estados Unidos, os manifestantes abandonaram a zona designada para protestos, o que provocou um confronto com a polícia que isolava o local.
Esta foi a maior concentração de pessoas vista em Broadview nas últimas semanas, centro dos protestos contra a "Operação Midway Blitz", iniciada há três meses pelo Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) dos EUA.
Agentes do xerife do condado de Cook, da polícia estadual de Illinois e da Polícia de Broadview tentaram manter a ordem, indicou o comunicado.
A presidente da câmara de Broadview, Katrina Thompson, declarou que dois polícias da sua cidade, um polícia estadual e um agente do xerife ficaram feridos.
Não foram divulgadas as identidades dos detidos nem a congregação a que pertenciam.
"Tenho implorado repetidamente aos manifestantes que levantem a voz, não os punhos. Eles optaram pelos punhos. Estes forasteiros escolheram brutalizar os agentes da polícia que protegiam a sua liberdade de expressão e os defendiam das agressões dos agentes do ICE. Vamos ver-nos nos tribunais", afirmou em comunicado.
