As 14 vítimas mortais e mais de uma centena de pessoas feridas nos atentados em Barcelona e Cambrils (Tarragona), nordeste de Espanha, são de 34 nacionalidades diferentes, informou a Proteção Civil. Esta é a informação conhecida até ao momento sobre quem morreu no ataque.
Corpo do artigo
Portugal
8711344
Uma mulher de nacionalidade portuguesa, de 74 anos (nascida em 1943), e residente em Lisboa, é uma das 13 vítimas mortais do ataque registado na quinta-feira, em Barcelona, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro. A neta, com 20 anos, está desaparecida.
Itália
A história de Bruno Gulotta, um engenheiro informático italiano de 35 anos, é uma das mais comoventes daquelas que foram divulgadas até ao momento. Passeava nas Ramblas com a mulher e dois filhos: Aria, de sete meses, e Alessandro, com seis anos. Bruno conseguiu salvar o filho, mas acabou atropelado e morreu, segundo contou a mulher, Martina.
8711344
Um outro italiano, Luca Russo, com 25 anos, passeava nas Ramblas quando morreu atingido pela carrinha que percorreu 500 metros naquela zona pedonal. A namorada ficou ferida sem gravidade.
8713056
EUA
Secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, revelou que um dos mortos em Barcelona é um cidadão norte-americano.
Espanha
Franicsco López, com 60 anos e natural de Lanteira, em Granada morreu no ataque. A mulher ficou ferida com gravidade e a sobrinha, com três anos, será a vítima mortal mais nova do atentado. Um outro relato refere que um outro menino de três anos, natural de Llimiana, em Lérida, também morreu no ataque.
A mulher atropelada em Cambrils é natural de Saragoça. Marido e a irmã ficaram feridos.
Alemanha
Sabe-se que três alemães morreram no atentado.
Bélgica
Elke Vanbockrijck, de 44 anos, morreu no ataque em Barcelona. Era natural de Tongeren e estaria a passar férias em Espanha com a família.