O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, anunciou esta quinta-feira três dias de luto nacional devido ao acidente ferroviário nas imediações de Santiago de Compostela, que matou 80 pessoas e fez mais de 160 feridos.
Corpo do artigo
"Vou assinar um decreto a declarar três dias de luto nacional em toda a Espanha", disse Rajoy em conferência de imprensa após visitar o local do acidente, assim como os feridos e as famílias das vítimas.
O chefe do Governo agradeceu ainda o comportamento dos cidadãos perante as consequências do desastre.
Pouco antes, Rajoy e o presidente da Junta da Galiza, Alberto Núñez Feijóo, acompanhados da ministra da Economia, Ana Pastor, e do delegado do governo na Galiza, Samuel Juárez, fizeram um minuto de silêncio na sede da Junta em San Caetano, em homenagem às vítimas.
O acidente ocorreu às às 20.40 horas locais (19.40 em Portugal continental) quando um comboio de alta velocidade que fazia a ligação entre Madrid e Ferrol descarrilou a três quilómetros de Santiago de Compostela.
Perante a tragédia, o governo da autonomia da Galiza decretou sete dias de luto oficial e o Congresso, o Senado e partidos políticos como o PP e o PSOE convocaram um minuto de silêncio a partir das 12 horaslocais (11 em Portugal continental) em memória das vítimas.
O rei de Espanha, Juan Carlos, e o príncipe Felipe cancelaram todos os compromissos públicos que tinham agendados em sinal de luto.