O presidente cubano, Raul Castro, recebeu, na terça-feira, em Havana, uma delegação de congressistas norte-americanos liderada pelo senador democrata Patrick Leahy, que realiza uma visita a Cuba, revelou a televisão estatal cubana.
Corpo do artigo
Durante o encontro entre Castro e Leahy, que preside ao Comité de Justiça do Senado norte-americano, foram abordados temas do interesse de ambos os países que, contudo, não foram especificados.
Cuba e os Estados Unidos não possuem relações diplomáticas desde 1961, mantendo um diferendo há mais de meio século.
Depois de terem chegado a Cuba na segunda-feira, os congressistas norte-americanos mantiveram vários encontros de caráter político com o presidente da Assembleia Nacional cubana, Ricardo Alarcón, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Bruno Rodriguez.
Há cerca de um ano, em fevereiro de 2012, Patrick Leahy, eleito por Vermont, e outros congressistas estiveram em Cuba para vários contactos, nomeadamente com Raul Castro, tentando sensibilizar as autoridades do país a libertarem o construtor norte-americano Alan Gross, que está preso na ilha.
Gross, de 63 anos, trabalhava numa empresa subcontratada pela agência norte-americana de desenvolvimento e foi detido em Cuba em 2009 sob a acusação de distribuir tecnologia de comunicações a uma comunidade judia, tendo sido julgado em 2011 e condenado a 15 anos de prisão.