
Familiares de presos políticos aguardam a sua libertação
Foto: Miguel Gutierrez/EPA
A rede social X voltou a estar acessível na Venezuela depois de ter sido bloqueada, durante mais de um ano, pelo presidente Nicolás Maduro, detido pelos Estados Unidos a 3 de janeiro.
Na terça-feira à noite, o acesso à X era possível com algumas operadoras de telemóveis venezuelanas, embora permanecesse bloqueado a outras. "Estamos a restabelecer o contacto através deste canal (...) Vamos manter-nos unidos, vamos caminhar para a estabilidade económica, a justiça social e o Estado de bem-estar social que merecemos!", escreveu a presidente interina, Delcy Rodríguez.
A antiga vice-presidente, que tomou posse como líder do país a 5 de janeiro, declara na biografia na X: "Presidente interina da República Bolivariana da Venezuela. Ao lado do presidente Nicolás Maduro, seguindo os passos de Bolívar e Chávez".
Retomamos contacto por esta vía. Venezuela sigue de pie, con fortaleza y conciencia histórica.
- Delcy Rodríguez (@delcyrodriguezv) January 14, 2026
¡Sigamos unidos, avanzando por la tranquilidad económica, la justicia social y el Estado de bienestar en el que merecemos encontrarnos!
Pouco antes, o ministro do Interior, Diosdado Cabello, considerado o número dois do Governo venezuelano e um dos dirigentes mais radicais, tinha publicado uma mensagem semelhante. "Passo por aqui para enviar um grande abraço aos irmãos e irmãs na Venezuela e em todo o mundo que têm acompanhado a situação no nosso país", escreveu Cabello na rede social. "Retomaremos este canal de comunicação; fiquem atentos. Ganharemos!", acrescentou.
Paso por aquí a darle un gran abrazo a los hermanos y hermanas de Venezuela y el mundo que han estado pendientes del tema de nuestro país, vamos a retomar esta vía para comunicarnos, pendientes. Nosotros Venceremos!!
- Diosdado Cabello R (@dcabellor) January 13, 2026
Cabello recebeu mais de 700 comentários em pouco mais de duas horas, incluindo memes com o presidente norte-americano, Donald Trump, cartazes com referência à recompensa de 25 milhões de dólares (21,5 milhões de euros) oferecida pelos Estados Unidos pela sua captura e mensagens de solidariedade.
"És o próximo", "Eles vêm atrás de ti", ameaçaram alguns detratores, enquanto os apoiantes escreveram "Vamos ganhar" ou "Obrigado por estares lá e nunca desistires".
Nicolás Maduro ordenou o bloqueio da X na Venezuela em 2024, em retaliação pelas críticas, publicadas na rede social, à contestada reeleição do político de esquerda como presidente. Antes do bloqueio, Maduro tinha-se envolvido em acesas discussões online com Elon Musk, proprietário da X.
Ministros, parlamentares e instituições governamentais deixaram de utilizar a rede social, que era anteriormente o principal canal de notícias do país, e passaram a utilizar a plataforma de mensagens Telegram.
A retoma do acesso à X surge numa altura em que Delcy Rodríguez, sob pressão de Donald Trump, assinou acordos petrolíferos com os Estados Unidos, abriu caminho ao reatamento das relações diplomáticas, interrompidas desde 2019, e anunciou a libertação de presos políticos.
