Dez refugiados sírios foram presos no aeroporto de Atenas, na Grécia, quando tentavam viajar para a Suíça com passaportes falsos e vestidos como a seleção nacional de voleibol da Ucrânia.
Corpo do artigo
Segundo o comunicado da polícia grega deste domingo, os dez jovens estavam todos vestidos com uniformes desportivos iguais e traziam duas bolas de voleibol. A intenção era passarem por jogadores da seleção ucraniana de voleibol.
Acredita-se que pretendiam chegar a Zurique, Suíça, mas foram chamados para interrogatório, e mais tarde, foram detidos quando a polícia do aeroporto Eleftherios Venizelos, em Atenas, percebeu que eles não pertenciam a nenhum clube.
A polícia esclareceu que o grupo entrou na Grécia sem documentos legais: tinham na sua posse passaportes ucranianos roubados ou extraviados. As autoridades não conseguiram provar até o momento o crime de roubo de identidade.
A Grécia é um dos principais pontos de entrada de refugiados na Europa nos últimos anos. Segundo dados da ONU, mais de 5,6 milhões de pessoas foram forçadas a sair da Síria desde 2011.