Crise tunisina explica crescimento nos índices de 2023, segundo ministro do Interior. Governo de Georgia Meloni promete “recursos e procedimentos mais rápidos” paral lidar com situação.
Corpo do artigo
O Governo italiano de extrema-direita informou esta terça-feira que aumentará o número de expulsões de imigrantes que entraram de forma irregular, nomeadamente o de “pessoas que se mostraram perigosas”. O posicionamento de Roma surge após a divulgação de dados oficiais que apontam um aumento de 115,18% no número de desembarques no país nos primeiros sete meses de 2023.
Segundo o Ministério do Interior, citado pela agência de notícias ANSA, 89 158 imigrantes chegaram à costa italiana este ano – no mesmo período em 2022, o número era de 41 435. Enquanto a Líbia era o principal ponto de partida dos barcos no passado, a Tunísia tornou-se agora o local de origem mais habitual. As operações nas zonas SAR (regiões de busca e resgate) assistiram 64 764 pessoas – 3 777 socorridas por organizações não governamentais (ONG). No ano anterior, foram 19 171 resgatados, sendo que 6 224 por ONG.