Sabedoria e transformação: Ásia recebe Ano da Serpente com danças, oferendas e incenso
Desde oferendas, incenso e danças em Pequim até rituais de oração nos templos de Banguecoque e Taipé, centenas de milhões de pessoas em toda a Ásia celebraram o Ano Novo Lunar, na quarta-feira, inaugurando o Ano da Serpente.
Corpo do artigo
Na China, as pessoas aproveitam oito feriados consecutivos para o Festival da Primavera de 2025, uma oportunidade para partilhar refeições, assistir a atuações tradicionais e lançar fogo de artifício.
As estações de comboio e os aeroportos de todo o país estão lotados há semanas, enquanto milhões de pessoas regressam a casa para passar as férias com os seus entes queridos numa migração anual que deverá ser um recorde.
Os templos e parques da capital chinesa estavam lotados na quarta-feira com pessoas a desafiar temperaturas gélidas para se despedirem do Ano do Dragão com dança e orações.
Ruas principais, centros comerciais, escritórios e residências foram enfeitadas com faixas vermelhas festivas, que se acredita afastarem o mal, em muitas partes do Leste e Sudeste Asiático, incluindo a Coreia do Sul, Singapura, Vietname e Tailândia.
Em Taiwan, na manhã de quarta-feira, pessoas de todas as idades foram aos templos fazer oferendas de fruta, doces, bolachas e nozes. Alguns frequentadores do templo inauguraram o novo ano tentando serem os primeiros a acender incenso em busca de boa sorte.
Em Banguecoque, multidões de habitantes locais e turistas dirigiram-se ao Wat Mangkon Kamalawat, o templo chinês mais venerado da capital. Construído em 1871 por imigrantes do sul da China, o templo comemora este ano o seu 154.º aniversário e continua a ser um importante local de culto para a comunidade tailandesa-chinesa.
O que é o Novo Ano Lunar?
O Ano Novo Chinês, ou Ano Novo Lunar, em 2025 começa esta quarta-feira, 29 de janeiro, e prolonga-se até ao Festival das Lanternas, a 12 de fevereiro.
Em vez de seguir o calendário gregoriano ocidental com anos de 365 dias, o Ano Novo Chinês segue um calendário lunar baseado nas 12 fases da lua. Cada ciclo de fase abrange aproximadamente 29 dias, sendo que o calendário completo tem cerca de 354 dias de duração.
O Ano Novo Lunar, que dura desde a primeira lua nova até à lua cheia seguinte, ocorre geralmente no final de janeiro ou no início de fevereiro.
Tal como no Ano Novo ocidental, o Ano Novo Lunar é um momento para os celebrantes deixarem o passado para trás e celebrarem o futuro. O Ano Novo Lunar é também uma ocasião importante para passar tempo com a família e prestar homenagem aos antepassados e familiares mais velhos. As famílias reúnem-se para praticar costumes culturais e festejar. Muitas pessoas também limpam as casas antes do início das festividades e costumam colocar decorações vermelhas, uma cor que significa boa sorte na cultura chinesa.
O que promete o Ano da Serpente?
Todos os anos, o Ano Novo Lunar marca a transição de um animal para outro. O Ano do Dragão, que começou a 10 de fevereiro de 2024, terminou na terça-feira para dar início ao Ano da Serpente. As cobras na mitologia chinesa não são manifestações de maldade como nas culturas ocidentais, mais sim associadas à sabedoria, ao charme, à elegância e à transformação. No entanto, embora as pessoas nascidas no ano da cobra sejam vistas como carismáticas, inteligentes e artísticas, também são frequentemente consideradas astutas e misteriosas.
O Zodíaco Chinês é representado por um ciclo repetitivo de 12 anos de signos animais e os seus atributos, baseado no calendário lunar. O ano de 2024 foi representado pelo dragão, que, ao longo da história chinesa, representa boa sorte, justiça, prosperidade e força. Os que nascem sob este signo do zodíaco são frequentemente vistos como carismáticos, inteligentes, confiantes, poderosos, naturalmente sortudos e talentosos.
No próximo ano, será a vez do Ano do Cavalo.