Direção da ACE Escola de Artes demite-se após denúncias de assédio sexual contra António Capelo
A direção da Academia Contemporânea do Espectáculo (ACE) apresentou a demissão, esta quinta-feira, depois de terem sido noticiadas denúncias de assédio sexual contra o ator e encenador António Capelo, antigo diretor artístico, professor e fundador da instituição.
Corpo do artigo
Num comunicado publicado no Instagram, a ACE informou que a direção demitiu-se "na sequência das recentes manifestações públicas e do debate gerado" em torno da instituição. "Consideramos que a escola deve permanecer acima de qualquer controvérsia, e que a criação de um ambiente tranquilo é fundamental para garantir o bom funcionamento do ano letivo que acabou de iniciar e a continuidade do trabalho em prol da comunidade que servimos", lê-se na nota.
O ator António Capelo, de 69 anos, foi acusado por várias dezenas de jovens, incluindo antigos alunos da ACE Escola de Artes - Teatro do Bolhão, de assédio sexual e moral. As alegações referem comportamentos que terão ocorrido ao longo de vários anos, contra alunos menores de idade, e incluem mensagens enviadas através das redes sociais.
Nas publicações divulgadas por antigos estudantes no Instagram, algumas das mensagens atribuídas a Capelo incluem frases como "És gay?", "[Estou com] falta de sexo" e "Queres vir?". Segundo relatos, o envio destas mensagens era persistente e, muitas vezes, insistente, mesmo quando não obtinha resposta.
Vários jovens recordam SMS nas quais Capelo os convidava a encontrarem-se em público ou a sós, nomeadamente na sua casa, no Douro, e alegam que, perante sucessivas recusas ou em caso de denúncia, o ator prometia prejudicá-los no decorrer do curso e profissionalmente. "No que depender de mim, nunca terás trabalho nesta cidade", terá dito a um dos jovens.
Leia também Direção da ACE Escola de Artes demite-se após denúncias de assédio sexual contra António Capelo
Alguns denunciantes afirmam que as abordagens extravasaram as redes sociais e ocorreram em contexto de sala de aula, na ACE, com relatos de situações consideradas assédio sexual. Um dos alunos afirma ter recebido convites para encontros fora da escola desde os 16 anos. Outro jovem recorda episódios em que o ator, durante exercícios de interpretação, se deitou em cima dele, questionando de forma sugestiva se sentia o seu peso.
A ACE rejeitou as acusações de cumplicidade e afirmou não ter recebido qualquer queixa formal contra Capelo, esclarecendo que o ator já não leciona na escola há três anos, tendo cessado funções como diretor artístico.
Ao JN António Capelo disse que moveu uma queixa-crime contra uma página no Instagram que tem divulgado os testemunhos das alegadas vítimas. Garantiu ainda que os gestos de proximidade, de afeto ou de apoio aos alunos nunca tiveram outro objetivo que não o de educar e apoiar os estudantes.