"Saia do iPad". Avião avisado repetidamente para se desviar de aeronave que transportava Trump
Um controlador de tráfego aéreo avisou repetidamente um voo da Spirit Airlines para se desviar da rota do Air Force One, onde seguia o presidente norte-americano Donald Trump e a mulher Melania Trump, enquanto ambos sobrevoavam Nova Iorque.
Corpo do artigo
O voo da Spirit Airlines viajava de Fort Lauderdale, Flórida, para Boston, Massachusetts, na manhã de terça-feira. Ao mesmo tempo, o Air Force One transportava o casal Trump para o Reino Unido.
No áudio, pode ser ouvido a alerta ao voo da Spirit, um Airbus A321, com instruções para "virar 20 graus". "Preste atenção, Spirit 1300, vire 20 graus à direita", disse o controlador de tráfego aéreo, enquanto a aeronave voava paralelamente a cerca de 13 quilómetros do Air Force One. "Spirit 1300, vire 20 graus agora mesmo. Spirit Wings, 1300, vire 20 graus à direita imediatamente. Preste atenção".
Os dois aviões estavam em trajetórias nas quais poderiam ter convergido a 17 quilómetros de distância, mas nunca estiveram a uma distância que a Administração Federal de Aviação (FAA) classificaria como insegura. "A FAA está ciente das publicações nas redes sociais sobre o Air Force One e um voo da Spirit Airlines no espaço aéreo de Boston na terça-feira, 16 de setembro. A separação necessária foi mantida entre as aeronaves", lia-se no comunicado da FAA.
Ainda assim, os aviões estavam suficientemente perto para alarmar as autoridades, de acordo com a emissora britânica BBC. "Tenho certeza de que conseguem ver quem é. Fiquem de olho nele, é branco e azul", continuou o controlo de tráfego aéreo, referindo-se ao avião presidencial. "Tenho que falar com vocês duas vezes de cada vez, Spirit 1300. Preste atenção. Saia do iPad", ordenou, referindo-se aos iPads usados por pilotos para visualizar cartas de navegação, manuais, listas de verificação, dados de desempenho e clima.
A Spirit Airlines passenger jet and Air Force One, carrying US President Donald Trump, got close while traveling through New York's skies, with an air traffic controller noticing their similar altitudes and converging flight paths, - Bloomberg pic.twitter.com/sKhdFcP6HF
- PPN - PulsePoint News (@wogoa1) September 18, 2025
Segundo um porta-voz da Spirit Airlines, o voo "seguiu os procedimentos e instruções do Controlo de Tráfego Aéreo durante a rota para Boston". O voo "aterrou sem incidentes" no Aeroporto Internacional Logan de Boston. "A segurança é sempre a nossa maior prioridade", sublinhou, em declarações à "CBS News".
Por sua vez, Trump viajou para o Reino Unido, onde esteve com o rei Carlos III e a rainha Camilla e tem encontro marcado com o primeiro-ministro britânico Keir Starmer. O secretário de Estado Marco Rubio, o secretário do Tesouro Scott Bessent, o enviado especial Steve Witkoff, a chefe de gabinete da Casa Branca Susie Wiles e o vice-chefe de gabinete Stephen Miller são alguns dos funcionários da Casa Branca que se juntaram ao presidente norte-americano nesta viagem.