Segurança reforçada em Machu Picchu depois de mulher espalhar cinzas humanas na cidade inca
As autoridades peruanas reforçaram a segurança na cidade inca de Machu Picchu depois de um vídeo publicado no TikTok mostrar uma mulher a espalhar cinzas humanas na atração turística.
Corpo do artigo
Os peruanos vão interditar a prática e, para já, reforçaram a segurança para a prevenir. O plano passa pela instalação de mais câmaras de vigilância no local e por garantir mais guardas, explicou o chefe do parque arqueológico, Cesar Medina, à agência de notícias France-Presse.
Na semana passada, um vídeo, cuja data não foi apurada, mostra uma mulher a espalhar cinzar humanas nas montanhas. O caso gerou polémica e indiganção na comunidade. O filme, de 30 segundos, foi partilhado com a legenda "uma despedida apaixonada em Machu Picchu".
"A Polícia foi avisada, mas não podemos apresentar queixa sobre um ato que não é alvo de punição", referiu o gestor do parque, depois de se apurar que o vídeo foi primeiro partilhado por uma agência de viagens.
Localizado a 2430 metros de altitude, o santuário histórico de Machu Picchu, herança maior da arquitetura inca, foi considerado Património Mundial da Humanidade em 1983. Recebe diariamente cerca de 5600 visitantes, mas terá apenas quatro câmaras e um punhado de vigilantes a patrulhar a área, escreve o francês "Le Parisien".