Seis pessoas ficaram feridas, uma delas com gravidade, numa explosão ocorrida, ontem à noite, sábado, durante uma festa popular na aldeia kosovar de Bostane, de população maioritariamente sérvia e cigana.
Corpo do artigo
A agência sérvia Tanjung noticiou hoje, domingo que as primeiras hipóteses apontam para que uma granada de mão tenha sido utilizada no ataque.
Segundo o porta-voz da Polícia do Kosovo, Ismet Hasani, procura-se um servo-kosovar como autor do lançamento do explosivo.
Hasani afastou a hipótese de se tratar de um ataque por motivos étnicos e acrescentou que membros das Forças da NATO para o Kosovo (KFOR) encontraram no local do incidente outra bomba que não chegou a deflagrar.
O ataque ocorreu na aldeia de Bostane, a cerca de 25 quilómetros de Pristina, a capital da ex-província sérvia que em Fevereiro de 2008 declarou a sua independência de forma unilateral.
Os feridos, cujas vidas não estão em perigo, foram transportados para o hospital de Gracanica.
Menos de 24 horas antes deste incidente, na aldeia sérvia de Zubin Potok, a cerca de 60 quilómetros de Pristina, um desconhecido arremessou uma bomba contra uma esquadra da polícia kosovar.
Três veículos ficaram danificados pelo incêndio, mas não se registaram feridos.
No passado mês de Julho, uma pessoa morreu e 11 ficaram feridas na explosão de uma granada na dividida cidade de Mitrovica, no norte do Kosovo, durante um protesto da comunidade sérvia contra os planos do Governo kosovar de instalar alguns dos seus gabinetes na zona de maioria sérvia daquela localidade.
A cidade de Mitrovica, no norte da ex-província sérvia do Kosovo, está dividida em sectores de população albano-kosovar e sérvia, e foi no passado palco de conflitos entre as duas comunidades.