Sócrates considera uma "grande notícia" abertura de Obama para a questão do aquecimento global
O primeiro-ministro José Sócrates considerou, este domingo,"uma grande notícia para o Mundo" a abertura mostrada por Obama para "cooperar" na luta contra o aquecimento global do Planeta.
Corpo do artigo
"A abertura da administração norte-americana para cooperar com a UE [...] é uma grande notícia para o mundo", disse José Sócrates no final de uma cimeira entre os líderes da União Europeia e o presidente dos Estados Unidos.
Barack Obama tinha prometido esta manhã num discurso público "tomar a liderança" dos esforços contra o aquecimento global.
"Chegou o momento de mudar a forma como utilizamos a energia", disse Obama antes do início da Cimeira Europeia em que o tema das alterações climáticas esteve em destaque.
Na conferência de imprensa final, no final da Cimeira de Praga, o presidente norte-americano agradeceu a "liderança europeia" na luta contra o aquecimento global.
José Sócrates saudou este "novo discurso" inaugurado pela nova administração norte-americana e considerou que este "promove o diálogo e a construção de consensos".
"A Europa e o Mundo estavam a precisar deste discurso novo que insiste mais no multilateralismo, que insiste mais no diálogo, que insiste mais na diplomacia, que insiste mais no soft-power", disse José Sócrates.
Por outro lado, Estados Unidos e a União Europeia apelaram no final da Cimeira de Praga, em conjunto, a uma resposta das Nações Unidas a propósito do lançamento de um míssil de longo alcance realizado pela Coreia do Norte.
"Esta acção exige uma resposta da comunidade internacional, incluindo o Conselho de Segurança da ONU, para demonstrar que as suas resoluções não podem ser desafiadas impunemente", declararam em comunicado conjunto.