O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e o dos Estados Unidos, Barack Obama, reuniram-se esta manhã em Praga,antes da cimeira entre a União Europeia e os Estados Unidos, no primeiro encontro oficial entre os dois.
Corpo do artigo
No início do encontro e ainda na presença de um grupo de jornalistas, Barack Obama voltou a lançar uma série advertências contra o lançamento pela Coreia do Norte de um míssil de longo alcance.
O presidente dos Estados Unidos aconselhou a Coreia do Norte a não se isolar e voltar para um caminho de paz, de acordo com a linha seguida pela comunidade internacional.
Um pouco antes, num discurso público proferido numa praça histórica de Praga na presença de 30 mil pessoas Barack Obama já tinha defendido uma "resposta internacional forte" após o lançamento pela Coreia do Norte de um míssil de longo alcance.
O encontro entre Durão Barroso e Obama antecedeu a cimeira entre a União Europeia e os Estados Unidos que se iniciou ao fim da manhã, onde estarão presentes chefes de Estado e de Governo dos 27, entre os quais José Sócrates.