Fortes chuvas e águas turvas atraem tubarões. Surfista ferido no quarto ataque na Austrália

Foto: Bianca de Marchi/EPA
Nadadores e surfistas foram alertados, esta terça-feira, para se manterem afastados das praias em partes do leste da Austrália, após quatro ataques de tubarão num período de 48 horas.
As fortes chuvas que agitaram as águas turvas foram apontadas como a causa da invulgar onda de ataques no estado de Nova Gales do Sul. A Surf Life Saving New South Wales afirmou que as águas turvas eram ideais para os tubarões-touro e pediu às pessoas que permanecessem em piscinas até que as condições melhorassem. "A qualidade da água é tão má que favorece a atividade dos tubarões-touro", disse o organismo de segurança aquática à emissora nacional ABC. "Basta ir a uma piscina local, porque, neste momento, estamos a alertar que as praias não são seguras."
Um surfista na costa norte central do estado teve sorte em escapar com ferimentos "leves" depois de ter sido mordido por um tubarão enquanto surfava na terça-feira, informou a Surf Life Saving New South Wales. Este foi o quarto ataque de tubarão registado no estado nas últimas 48 horas.
Num desses ataques, um tubarão mordeu as pernas de um homem enquanto este surfava em Manly, deixando-o em estado crítico. Algumas horas antes, um rapaz de 11 anos escapou ileso quando um tubarão arrancou pedaços da sua prancha de surf um pouco mais a norte.
Na tarde de domingo, um rapaz de 12 anos ficou gravemente ferido enquanto nadava numa praia do porto de Sidney. "A cena era horrível quando a polícia chegou. Acreditamos que tenha sido um tubarão-touro a atacar as pernas do rapaz", disse Joseph McNulty, comandante da polícia marítima de Nova Gales do Sul. "Este rapaz está a lutar pela vida".
Os cientistas sugeriram que as fortes chuvas recentes atraíram os tubarões-touro para as zonas costeiras onde os rios desaguam no mar. "Os tubarões, especialmente os touros, são atraídos pelas correntes de água doce para se alimentarem de peixes e animais mortos que descem dos rios", disse Culum Brown, da Universidade Macquarie. "Devido às chuvas intensas que temos tido recentemente, o risco de encontrar tubarões é elevado",
Todas as praias da zona norte de Sidney foram encerradas até novo aviso.
