A tempestade tropical Isaac está quase a deixar o Haiti e dirige-se agora para noroeste, em direção a Cuba, o que já desencadeou um alerta de furacão no sul da Florida.
Corpo do artigo
De acordo com a agência de notícias espanhola EFE, o Centro Nacional de Furacões (CNF) dos Estados Unidos da América anunciou este sábado, no seu boletim das 9 GMT, que o centro da tempestade tropical Isaac se encontra a 19 graus latitude norte e 73,3 graus longitude oeste, a uns 240 quilómetros sudeste de Guantánamo, Cuba.
Os ventos máximos diminuíram ligeiramente nas últimas horas, para 95 quilómetros por hora, mas o centro da tempestade continua a avançar para noroeste ao mesmo ritmo, a 22 quilómetros hora.
O CNF calcula que o centro do Isaac vai atingir o sudeste de Cuba ainda este sábado e o centro do país no sábado à noite e vai aproximar-se de Florida no domingo.
Para a Florida há um aviso de furacão para o sul, desde o extremo sul até Bonita Beach, na costa oeste, e Golden Beach, na costa este.
Além disso, há um aviso de tempestade tropical para as províncias cubanas de Ciego de Ávila, Sancti Spíritus, Vila Clara, Camagüey, Las Tunas, Granam, Holguín, Santiago de Cuba e Guantánamo, assim como para as Bahamas, Turcas e Caicos.
O extremo sul da península da Florida, até Juniper Inlet (na costa este) e o lago Okeechobee (no centro), também tem o mesmo nível de alerta.
O CNF adverte ainda que o restante território de Cuba e de Florida que não está sob alerta, deve seguir com atenção o progresso da tempestade tropical Isaac.