"Tocou-me em todo o corpo". Refém diz que foi agredido sexualmente durante cativeiro em Gaza

Guy Gilboa-Dalal foi raptado a 7 de outubro de 2023 e esteve mais de dois anos em cativeiro em Gaza
Foto: Menahem Kahana/AFP
Guy Gilboa-Dalal, um refém israelita libertado no mês passado, após mais de dois anos em cativeiro, afirmou, numa entrevista, que foi agredido sexualmente enquanto estava em cativeiro em Gaza.
Corpo do artigo
Num excerto da entrevista dada ao canal israelita "Canal 12", que deverá ser transmitido na sexta-feira, Gilboa-Dalal relatou a agressão. "Deixou-me tomar banho e, quando terminei, arrastou-me para fora da casa de banho. Não me deixou voltar a vestir a minha roupa", começou por contar o jovem de 24 anos.
"Levou-me de volta para o quarto deles e atirou-me para uma das poltronas. Começou a tocar-me por todo o corpo e eu paralisei. Eu perguntei-lhe: 'Estás a brincar, certo? Isso é proibido no Islão'. Apontou-me uma espingarda à cabeça e uma faca à garganta e disse-me que se eu contasse a alguém, ele matava-me", continuou Gilboa-Dalal.
Questionado se se tratou de um incidente isolado, o ex-refém respondeu que não, mas não quis adiantar mais pormenores.
Gilboa-Dalal é o primeiro homem a declarar publicamente que foi agredido sexualmente enquanto era mantido refém pelo Hamas.
O jovem foi raptado juntamente com o amigo Evyatar David no festival de música Nova, a 7 de outubro de 2023, durante o ataque sem precedentes do Hamas contra Israel, que desencadeou a guerra em Gaza. Foi visto com David em fevereiro de 2025 num vídeo do Hamas, a assistir a uma das cerimónias de libertação de reféns em Gaza dentro de um veículo, enquanto implorava para ser libertado. Acabou por ser libertado a 13 de outubro com David e os outros 18 reféns sobreviventes nos termos do cessar-fogo entre o Hamas e Israel, que entrou em vigor a 10 de outubro.
Em março de 2024, numa entrevista ao jornal "The New York Times", Amit Soussana tornou-se a primeira refém a testemunhar publicamente que tinha sido abusada sexualmente por um dos raptores.
