<strong>A Polícia Nacional da Espanha deteve, esta quarta-feira, no País Basco, dois suspeitos de contrabando de material de Defesa destinado à Rússia. Os detidos têm nacionalidades russa e ucraniana.</strong>
Corpo do artigo
Em causa está uma investigação iniciada em junho de 2021, quando as autoridades detetaram a presença de um casal ucraniano a comandar uma cadeia de abastecimento de material aeronáutico militar de uma empresa espanhola. A operação policial visava impedir a saída de vidros para as cabines de aviões militares do território europeu.
As autoridades espanholas apontam para uma "sofisticada engenharia aduaneira" internacional para que o local declarado do material fosse um país não sujeito a embargos. A Rússia, no entanto, seria o destino final das mercadorias.
Além das detenções, a polícia realizou buscas domiciliárias e apreendeu documentos físicos e digitais, além de dois veículos de luxo. A investigação permanece aberta para apurar outros casos de operações comerciais ilegais da mesma natureza.
O Conselho Europeu colocou sob embargo as cadeias de abastecimento da indústria militar russa, principalmente após a invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022. Emendas foram acrescidas ao regulamento 833, criado após a tomada da Crimeia pela Rússia, em 2014.