A Índia está a investigar a infecção de 23 crianças com o vírus do HIV, depois de terem sido sujeitas a uma transfusão de sangue para tratar a Talassemia, uma anemia hereditária que destrói os glóbulos vermelhos.
Corpo do artigo
"Iniciámos uma investigação, porque se trata de um tema muito sério", disse o secretário de Estado da saúde, Rajesh Kishore.
As crianças com idades entre os cinco e os dez anos receberam o sangue no hospital público de Junagadh, no estado indiano de Gujarat, adianta a France Presse.
Os responsáveis do hospital descartaram-se de responsabilidades garantindo que o sangue não estava contaminado. Levantam a hipótese das crianças terem sido infectadas noutro lugar, mas os pais das crianças indianas insistem que os filhos só se trataram naquele hospital e que não foram a mais lado nenhum.
As crianças infectadas pertencem a famílias de poucos recursos que vão duas vezes por semana ao hospital receber transfusões sanguíneas gratuitas devido à doença que têm. Os 23 novos casos foram descobertos em análises de rotina realizadas a 100 menores com Talassemia.
Se for confirmado que o sangue da transfusão é a fonte do contágio será um sério revés para a saúde indiana. Enquanto a situação não estiver totalmente esclarecida, as autoridades preferem manter-se em silêncio e não culpar a transfusões.
Em 2007, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estimava que havia cerca de 5% de novas infecções por HIV que tinham origem nas transfusões.
As autoridades indianas dizem que o número anual de novos casos de HIV caiu mais de 50% durante a última década.