O piloto do carro envolvido no acidente, de 22 anos, e a copiloto, de 51, foram hospitalizados, mas estão fora de perigo. O acidente aconteceu durante um rali em Puy-de-Dôme, no centro do país.
Corpo do artigo
O balanço inicial de duas vítimas mortais aumentou após o falecimento horas depois de um terceiro espectador que foi transferido para o hospital de helicóptero em estado grave. As três vítimas são dois irmãos de 70 e 60 anos e um pai de família de 44.
O piloto do carro envolvido no acidente, de 22 anos, e a copiloto, de 51, foram hospitalizados, mas estão fora de perigo.
A Procuradoria abriu uma investigação sobre as circunstâncias do acidente ocorrido em Saint-Just em condições meteorológicas favoráveis, que deverá determinar se os espectadores atropelados estavam ou não numa área autorizada.
"Prefiro ser cautelosa" sobre uma colisão "muito violenta", explicou a vice-procuradora de Clermont-Ferrand Laure Moisset. "Trata-se de determinar onde esses espectadores estavam no momento do impacto, ainda é um pouco cedo para ser preciso".
Os primeiros elementos indicam que as pessoas estavam numa área de "fitas vermelhas", que normalmente indicam zonas proibidas ao público. As áreas para espectadores são indicadas com fitas verdes.
O carro, um Peugeot 208 especialmente adaptado para a corrida, também deverá ser examinado.
No total, uma "dezena de pessoas esteve envolvida" no acidente, ocorrido pelas 9 horas locais (8 horas em Portugal continental) no percurso do Rali da Fourme, informou o autarca Joel Mathurin, que esteve no local do acidente.
Num breve comunicado publicado no Facebook, a organização do rali informou que a corrida foi definitivamente interrompida às 10.49 horas locais (9.49 horas em Portugal continental), altura em que foi solicitado a todos os espectadores que deixassem o local. A cerimónia de entrega de prémios foi cancelada.
Foi montada uma unidade de apoio psicológico em Saint-Just para atender às pessoas em estado de choque.
O Rali da Fourme, organizado desde 1965, já tinha sido marcado pela tragédia em 2024 devido a outro acidente fatal, que resultou na morte de um comissário de corrida.