Líder da Casa Branca deverá anunciar pacto esta noite no discurso ao Congresso norte-americano. Zelensky já havia dito estar pronto a assinar, apesar de reunião “lamentável” de sexta-feira na Sala Oval.
Corpo do artigo
Estados Unidos e Ucrânia preparam-se para assinar o acordo de minerais ambicionado pela atual Administração norte-americana, avançou a Reuters ao final do dia. Segundo a mesma agência noticiosa, o presidente Donald Trump pretende anunciar o acordo no seu discurso ao Congresso, agendado para as 20 horas locais de hoje (1 hora desta quarta-feira em Portugal continental). Horas antes, e depois de Trump ter anunciado a suspensão abrupta do apoio militar à Ucrânia, Volodymyr Zelensky havia declarado, em mensagem publicada na rede X, que estava pronto a voltar “à mesa das negociações o mais rapidamente possível”.
“Gostaria de reiterar o compromisso da Ucrânia com a paz. Nenhum de nós quer uma guerra sem fim. A Ucrânia está pronta para se sentar à mesa das negociações o mais rapidamente possível para se aproximar de uma paz duradoura. Ninguém quer mais a paz do que os ucranianos. A minha equipa e eu estamos prontos para trabalhar sob a forte liderança do presidente Trump para obter uma paz duradoura”, escreveu Zelensky, dando sinais de uma reviravolta drástica, que indica uma reaproximação de Kiev a Washington, depois da humilhação a que foi sujeito o presidente ucraniano na passada sexta-feira, na Sala Oval, por parte da atual liderança norte-americana.