
Gaza em escombros após dois anos de ofensiva israelita
Foto: MOHAMMED SABER/EPA
O presidente norte-americano, Donald Trump, exortou os negociadores israelitas e do Hamas a "avançar rapidamente" durante as negociações previstas para começar esta segunda-feira no Egito para pôr fim à guerra em Gaza.
Corpo do artigo
"Discussões muito positivas ocorreram este fim de semana com o Hamas e países de todo o mundo (árabes, muçulmanos e outros) para libertar os reféns, acabar com a guerra em Gaza e, mais importante, finalmente trazer a tão esperada PAZ no Médio Oriente", disse esta noite o presidente dos EUA na sua rede Social Truth.
Donald Trump acrescentou sobre as negociações desta segunda-feira: "Disseram-me que a primeira fase deverá estar concluída esta semana e estou a pedir a todos que AVANCEM RAPIDAMENTE".
O plano de paz proposto por Donald Trump prevê numa primeira fase uma troca dos 48 reféns, vivos e mortos, por prisioneiros palestinianos, após o que haveria um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, onde mais de 66.000 pessoas morreram em quase dois anos de guerra.
Leia também Trump ameaça Hamas com "aniquilação total" se não ceder controlo de Gaza
O plano inclui a formação de um governo de transição para Gaza, supervisionado por si e pelo ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, além da possibilidade de negociar no futuro um Estado palestiniano, ao qual o Governo israelita se opõe.
O Hamas exigiu negociar alguns pontos da proposta, tendo o primeiro-ministro israelita respondido que o grupo "tem de aceitar [o plano] na totalidade".
