As autoridades turcas interpelaram 21 pessoas suspeitas de pertencerem ao grupo Estado Islâmico numa operação em quatro cidades do país, incluindo Istambul.
Corpo do artigo
Entre os suspeitos encontram-se três cidadãos estrangeiros, cuja nacionalidade não foi precisada. Os estrangeiros preparavam-se para alcançar a Síria, segundo a agência pró-governamental Anatólia.
A polícia antiterrorista realizou a operação principalmente em Istambul, mas também na cidade vizinha de Izmit, em Sanliurfa (sudeste) e Mersin (sul).
A Turquia é considerada o principal ponto de passagem dos recrutas do Estado Islâmico (EI), nomeadamente europeus, para a Síria, onde a organização extremista controla largas faixas do território ao longo da fronteira entre os dois países.
No passado dia 1, a polícia deteve no oeste da Turquia sete outros presumíveis membros do EI, alguns dos quais já tinham combatido na Síria.
Os países ocidentais têm criticado Ancara pela sua complacência em relação às organizações radicais em guerra contra o regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, o que a Turquia desmente.
A operação desta sexta-feira acontece depois de uma delegação de altos responsáveis norte-americanos ter tido dois dias de reuniões esta semana em Ancara. As duas partes comprometeram-se a reforçar a sua cooperação e coordenação contra o EI.