O navio de desembarque russo Orsk, que estava atracado no porto da cidade ocupada de Berdyansk, foi destruído e outras duas embarcações russas também ficaram danificadas após um ataque das forças ucranianas. O anúncio foi feito pela Marinha da Ucrânia esta quinta-feira nas redes sociais.
Corpo do artigo
A Vice-Ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Malyar, disse à TV ucraniana que os militares tinham atingido um "alvo importante", capaz de transportar 20 tanques, 45 veículos blindados e 400 tropas.
Os pormenores sobre o ataque e sobre o que provocou a explosão no navio ainda não foram esclarecidos.
https://www.facebook.com/navy.mil.gov.ua/posts/340844301416492
Segundo testemunhas citadas pelo "El Mundo", o ataque aconteceu por volta das 7 horas desta quinta-feira. Uma série de explosões abalaram o porto, gerando uma grande bola de fogo que subiu numa coluna de fumo que durou horas. Para além do navio Orsk, identificado por fontes oficiais ucranianas, outras duas embarcações russas ficaram danificadas no ataque.
A cidade portuária de Berdyansk, situada entre a Crimeia e Mariupol, foi ocupada pelas tropas de Putin ao quarto dia de guerra, seguindo a estratégia de cortar o acesso da Ucrânia ao Mar Negro. Desde então, a Rússia tem usado o porto para transportar equipamento militar e reforçar o seu exército.
A televisão russa congratulou-se pela chegada do Orsk a Berdyansk na semana passada e considerou o momento como um "evento épico", uma vez que foi o primeiro navio de guerra russo a atracar em território ucraniano.
Video of the Black Sea Fleet"s Orsk Project 1171 large landing ship offloading BTR-82A vehicles in Berdyansk. https://t.co/G2RaJM1DaL pic.twitter.com/S21wCfcIbO
- Rob Lee (@RALee85) March 21, 2022
A captura das cidades de Berdyansk e Melitopol faz parte da tentativa da Rússia de criar uma ponte terrestre desde a Crimeia até à fronteira russa, bem como de estabelecer uma rota em direção a Zaporizhzhia.