Um dos navios da flotilha humanitária que se dirigia a Gaza conseguiu furar o bloqueio das autoridades israelitas e entrar em águas territoriais palestinianas, encontrando-se, na manhã desta quinta-feira, a menos de 12 milhas (aproximadamente 19 quilómetros) da costa, uma zona considerada de guerra.
Corpo do artigo
A organização da flotilha perdeu contacto com a embarcação Mikeno, quando esta se encontrava a 9 milhas de terra, segundo dados de seguimento disponibilizados na página oficial da iniciativa. Neste momento, ainda não se sabe o destino da embarcação. Desde a noite de ontem, várias embarcações foram intercetadas por Israel, incluindo aquelas em que seguiam os ativistas portugueses Mariana Mortágua, Sofia Aparício e Miguel Duarte.
The Mikeno ship, which had lost its signal, appeared inside Gaza"s territorial waters about 9.3 miles from Gaza#GlobalSumudFlotilla pic.twitter.com/Ku5GV0WO99
- Global Sumud Flotilla (@GlobalSumud) October 2, 2025
O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel anunciou hoje que alguns dos ativistas da flotilha Sumud Global, presos nas últimas horas, vão ser transferidos para território israelita. Os membros da flotilha humanitária que foram presos "estão seguros e de boa saúde", garante, numa publicação nas redes sociais, onde divulgam imagens de alguns dos detidos, incluindo a ativista sueca Greta Thunberg.
Israel vai iniciar os procedimentos de deportação para a Europa, depois de os detidos serem transferidos para território israelita, mas desconhece-se a identidade dos primeiros detidos a serem transferidos para Israel.
Hamas-Sumud passengers on their yachts are making their way safely and peacefully to Israel, where their deportation procedures to Europe will begin. The passengers are safe and in good health. pic.twitter.com/pzzitP5jN8
- Israel Foreign Ministry (@IsraelMFA) October 2, 2025
Mais de duas dezenas de embarcações integradas na flotilha foram intercetadas pela Marinha de Israel nas últimas horas, sendo que uma foi abalroada em águas internacionais, segundo a organização da flotilha Sumud Global. Numa mensagem no seu canal de Telegram, a organização afirmou que a força naval israelita utilizou "agressão ativa" contra o barco Florida, que foi "deliberadamente abalroado no mar".
Entre os detidos encontram-se a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, a atriz portuguesa Sofia Aparício e o ativista Miguel Duarte.