De acordo com procuradores holandeses, Jos Leijdekkers, de 33 anos e um dos traficantes de droga mais procurados na Europa, estará na Serra Leoa, casado com a filha do presidente. Foi condenado a 24 anos de prisão em 2024, mas encontra-se em fuga.
Corpo do artigo
Os meios de comunicação social holandeses publicaram imagens que parecem mostrar Leijdekkers, condenado a 24 anos de prisão, numa cerimónia religiosa de Ano Novo, sentado perto da família do presidente da Serra Leoa, cita o britânico "The Guardian". As autoridades locais afirmaram estar a investigar relatos sobre o criminoso, que parece beneficiar de proteção ao mais alto nível.
O vídeo foi verificado pela agência Reuters e mostra o holandês sentado ao lado de Agnes, filha do presidente Julius Maada Bio. No entanto, o casamento entre Leijdekkers e Agnes não foi confirmado pela Reuters, nem pelo gabinete do procurador holandês, mas suspeita-se que tenha acontecido.
O governo de Serra Leoa diz que a polícia local está disponível para colaborar com o governo holandês, a Interpol e outras agências europeias, mas garante que Bio "não tem conhecimento da identidade e dos problemas descritos nos relatórios sobre o indivíduo em questão".
Os procuradores holandeses afirmam que Leijdekkers se encontra na Serra Leoa há pelo menos seis meses e que a prioridade é levá-lo para os Países Baixos para cumprir a pena de prisão. Foi oferecida uma recompensa de 200 mil euros por informações que permitam a sua detenção.
Sete toneladas de cocaína
Jos Leijdekkers foi condenado a 24 anos de prisão por um tribunal de Roterdão, em junho do ano passado. Foi acusado de transportar sete toneladas de cocaína, de realizar um assalto à mão armada na Finlândia, bem como um homicídio "por encomenda". Em setembro de 2024, um tribunal belga condenou-o a 10 anos de prisão por tráfico de droga e assalto.
O criminoso também é suspeito de estar envolvido no alegado assassinato e tortura de Naima Jilal, uma mulher que desapareceu em Amesterdão em 2019, e considerado culpado de branqueamento de dezenas de milhões de euros e de centenas de quilos de ouro.
Suspeita-se que a Serra Leoa seja uma "zona de embarque" de droga, nomeadamente cocaína, para diversos destinos na Europa.