
No Brasil, o voto é obrigatório
Paulo Santos/Reuters
Os brasileiros foram às urnas, este domingo, para escolherem, na segunda volta das eleições presidenciais, entre a atual presidente, Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (centro-esquerda), e Aécio Neves, do Partido da Social Democracia Brasileira (centro-direita).
Corpo do artigo
Treze Estados, incluindo o Rio de Janeiro, e o Distrito Federal, votam também para governadores na segunda volta. Nesses locais, o resultado a apuração será divulgada seguindo o horário regional de encerramento das urnas, sempre às 17:00 locais.
O Tribunal Superior Eleitoral divulgou já um balanço em que afirma que 281 pessoas foram detidas por irregularidades eleitorais, como campanha à boca da urna, principalmente no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Houve a necessidade de substituir mais de 2.200 urnas eletrónicas.
Também foi registada uma morte durante o dia de votação, na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte (Nordeste do Brasil), quando um jovem que se abrigou em um local de votação para fugir de um grupo que o perseguia, foi baleado com arma de fogo. Autoridades citadas pela imprensa local negaram que o crime tivesse relação com o escrutínio.
