O Governo russo anunciou, esta segunda-feira, ter concluído com "êxito" a fase de provas clínicas de uma vacina contra o covid-19, realizadas em conjunto com o Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya.
Corpo do artigo
"Na manhã do dia 20 de julho [hoje], o segundo grupo de voluntários recebeu alta", comunicou o Ministério da Defesa, em comunicado, referindo que as provas clínicas foram executadas num hospital militar em Moscovo. A mesma nota indica que "os resultados das análises mostram, de forma inequívoca, que todos os voluntários desenvolveram uma resposta imunitária, como resultado da vacina", que não provocou "complicações" ou "reações indesejadas".
Os voluntários foram vacinados no passado dia 23 de junho sendo que a 4 de agosto vão ser submetidos a uma série de novas análises de controlo para confirmação dos resultados e inocuidade da vacina.
O Ministério da Defesa sublinhou que as provas clínicas da vacina foram realizadas "em concordância com a metodologia científica e com a legislação em vigor, sem encurtar os prazos da investigação para que sejam evitados riscos posteriores".
Segundo os dados oficiais, na Rússia morreram 12.300 pessoas de covid-19 e registaram-se 777 mil casos de infeção.