A Europa está a ser atingida por uma vaga de frio pouco comum neste final de Novembro. A neve cai, em abundância, e já pelo menos três vítimas. Duas na Polónia outra em França. São todos sem-abrigo.
Corpo do artigo
Um dos homens, de 35 anos, foi encontrado já morto numa ponte ferroviária na localidade de Braniewo (Polónia). O outro morreu a caminho do hospital. Tinha 40 anos. É, sobretudo, a circulação rodoviária que dificulta a vida aos polacos. No norte do país pelo menos cinco pessoas ficaram feridas em colisões de veículos.
Apesar das temperaturas em França não serem tão drásticas como na Polónia - onde os termómetros atingiram os 20 graus abaixo de zero - um homem foi encontrado morto em Paris, às portas de um centro comercial. A notícia está a causar polémica pelo facto do Senado francês não aceitar imigrantes ilegais nos abrigos de emergência.
Aeroportos fechados
No Norte de Inglaterra e na Escócia muitas escolas estiveram, ontem, encerradas e a neve está a provocar distúrbios nos transportes rodoviários, ferroviários e aéreos. Os aeroportos de Edinburgo e New Castel foram encerrados e nos de Londres diversos voos foram já cancelados. Um total de 255 voos foram, ontem, cancelados, no Aeroporto Internacional de Frankfurt Desde anteontem, foram cancelados 400 voos nos terminais internacionais de Frankfurt e Munique.
O gelo também causou mais de 1750 acidentes de viação na região alemã de Renânia do Norte-Vestfália. A onda de frio também tem sido acompanhada por ventos muito fortes na costa do Mar Báltico. A autoridades decretaram sinal vermelho nos portos de Rostock e Lübeck.