A divulgação das imagens de tortura numa prisão causaram uma onda de protestos na capital e em outras cidades da Geórgia. Os manifestantes exigiram a destituição dos ministros do Interior e do Sistema Penitenciário.
Corpo do artigo
Dois canais de televisão independentes fizeram a divulgação de um vídeo que mostra torturas numa prisão da Geórgia, resultando numa onda de protestos espontâneos em todo o país.
Segundo o jornal espanhol "El Mundo", milhares de pessoas saíram para as ruas da capital, Tiflis, para exigir a destituição dos ministros Bachán Ajalaia, do Interior, e Jatún Kalmajelidze, do Sistema Penitênciário. Este apresentou a demissão esta quarta-feira.
Também houve protestos nas cidades de Batumi, Poti, Zugdidi e Kutaísi. O presidente do país, Mijaíl Saakashvili, disse estar "indignado e comovido", num comunicado transmitido pela televisão. Saakashvili comprometeu-se a castigar os responsáveis pelas torturas.
As imagens foram captadas em segredo durante dois anos por um funcionário da prisão, Vladímir Bedukidze, que se encontra refugiado na Bélgica.
[Youtube:MSrckR03nQ0]