Um homem de 22 anos morreu baleado pela polícia, na noite de terça-feira, em Nantes, França, durante uma ação de fiscalização. Morte originou registos de violência urbana em vários bairros da cidade.
Corpo do artigo
Os factos ocorreram por volta das 20.30 horas (19.30 horas em Portugal continental) durante uma ação de fiscalização a um veículo que havia cometido infrações, informou a polícia.
De acordo com o diretor de departamento da polícia local, Jean-Christophe Bertrand, "o motorista, fingindo deixar o seu veículo, agrediu um agente". "Um dos colegas disparou e atingiu o jovem que, infelizmente, morreu", acrescentou o responsável. Segundo fontes policiais, o jovem morreu ao chegar ao hospital.
Uma investigação foi aberta para "determinar em que circunstâncias o polícia fez uso da sua arma", disse à agência France-Presse o promotor público de Nantes, Pierre Sennès.
A morte desencadeou imediatamente violência urbana em várias áreas da cidade, com jovens armados com "cocktails molotov", registando-se carros queimados e um centro comercial parcialmente devastado pelas chamas.
1014405031792128001
Um morador local disse a um jornalista da France-Presse que "ouviu detonações".
"Demorei meia hora para descer, vi que existiam chamas em todo o lado, havia fogo em latas de lixo, em carros, e eles estavam a partir tudo", relatou o jovem de 24 anos.