Um tribunal de Barcelona condenou a companhia aérea espanhola de baixo custo Vueling a pagar uma indemnização de 1400 euros a quatro passageiros que tiveram um voo do Porto para Barcelona cancelado. Para chegarem ao destino, os viajantes tiveram primeiro de seguir de táxi, a meio da noite, do Aeroporto Francisco Sá Carneiro para o Aeroporto de Vigo, na Galiza, e só aí apanharam um voo para Barcelona.
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Os factos ocorreram a 20 de maio de 2018, quando um voo com destino a Barcelona, a partir do Porto, foi cancelado. Em alternativa, a transportadora aérea ofereceu o encaminhamento para outro voo: no entanto, este partiria da Galiza, mais concretamente de Vigo, para onde os quatro passageiros seriam encaminhados de madrugada, num táxi. Da Galiza, seguiriam para a Catalunha.
Por terem chegado ao destino cerca de dez horas depois da hora prevista, escreve o jornal "La Voz da Galicia", os viajantes pediram não só a indemnização a que tinham direito pelo atraso ocorrido, mas também pelos alegados danos morais que sofreram durante a viagem. No entanto, a companhia aérea rejeitou pagar qualquer valor além da compensação normal pela demora sofrida.
Na sentença proferida em tribunal, o juiz frisou que os passageiros foram transferidos para outro aeroporto a meio da noite "sem qualquer assistência" e que a companhia aérea não conseguiu apresentar uma justificação para o cancelamento do voo. Além disso, o magistrado sublinhou que entendia a "raiva e impotência" dos passageiros, algo que lhes terá afetado a "esfera psíquica".
Por esses motivos, impôs que a cada viajante fossem pagos 100 euros por danos morais e psicológicos. A este valor, acrescentou 250 euros a título de indemnização pelo atraso de várias horas.