A 43ª edição do famoso Calendário Pirelli foi apresentada esta segunda-feira, em Londres. A produção foge à regra já que não fotografa modelos, mas mulheres bem-sucedidas em diferentes áreas. Conheça a edição de 2016.
Corpo do artigo
A fotógrafa responsável pelo projeto é a norte-americana Annie Leibovitz que apresenta uma edição dedicada a mulheres bem-sucedidas em diferentes áreas - desde o mundo artístico, passando pelo desporto e pela cultura. Nele participam 13 figuras - a tenista norte-americana Serena Williams, a comediante Amy Schumer e a atriz chinesa Yao Chen - são alguns dos nomes do icónico calendário de 2016.
[Youtube:G34NS85BiOI]
Leibovitz também fotografou a edição de 2000, tornando-se, desta forma, uma dos 10 fotógrafos a participar em dois calendários desde a sua criação, em 1964. "O calendário de 2000 era um exercício de fotografar o nu. Era um conceito simples. Para 2016, fizemos algo completamente diferente mas também simples. É um mero conjunto de retratos a preto e branco feitos num estúdio", explica a fotógrafa.
A norte-americana realça ainda o facto de estas serem fotografias que procuram mostrar, verdadeiramente, a natureza daquelas mulheres. "Quando a Pirelli me contactou disse que queriam fazer algo diferente do passado. Sugeriram a ideia de fotografar mulheres distintas. Após termos acordado em relação a isso, o objetivo era ser bastante claro. Eu queria fotografias que mostrassem as mulheres exatamente como elas são".
O calendário conta ainda com a participação da artista e viúva de John Lennon, Yoko Ono, de 82 anos, tornando-se assim a mulher mais velha a ser fotografada para o calendário da marca de pneus italiana.
A atriz Yao Chen aparece ao lado do prefácio, enquanto todas as outras "modelos" surgem na página de cada mês. A artista visual Sherin Neshat, a cantora Patti Smith, a empresária Mellody Hobson, a produtora Kathleen Kennedy, a escritora Fran Lebowitz, a realizadora Ava Du Vernay, a bloguer Tavi Gevinson, a colecionadora de arte Agnes Gund e a modelo Natalia Vodianova são as restantes participantes desta edição.
Em 2016, apenas as norte-americanas Schymer e Williams aparecem seminuas, ao contrário do que tem acontecido nas últimas edições.