
Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky
Foto: Sergey Dolzhenko/EPA
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, falou este sábado com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, para preparar a próxima reunião de líderes europeus, destinada a avançar esforços diplomáticos para travar a guerra provocada pela invasão russa da Ucrânia.
Segundo a agência EFE, que cita uma publicação do chefe de Estado ucraniano na rede social X, a conversa incidiu sobre a necessidade de reforçar a diplomacia neste momento do conflito e sobre a coordenação entre aliados europeus, tendo Volodymyr Zelensky agradecido ao líder britânico o apoio do Reino Unido a Kiev.
"Conversei com Keir Starmer sobre como avançar na diplomacia neste momento e sobre como, juntos, podemos alcançar maior justiça à luz de tudo o que a Rússia trouxe com esta guerra. Falámos dos detalhes da preparação para o encontro de líderes que terá lugar em breve", adiantou.
O encontro de líderes europeus está previsto para segunda-feira e surge num contexto de intensa atividade diplomática, com reuniões a decorrer hoje na Ucrânia entre assessores de segurança nacional europeus e representantes da NATO e da União Europeia.
De acordo com Zelensky, estas reuniões contam com a participação de 18 países europeus e incluem também a coordenação com responsáveis da administração dos Estados Unidos, através de videoconferência, com o objetivo de alinhar posições e estratégias conjuntas.
