Um incêndio de grandes dimensões deflagrou, esta segunda-feira à tarde, na catedral de Notre-Dame de Paris, França. Várias personalidades de todo o mundo já reagiram ao incidente.
Corpo do artigo
O presidente francês, Emmanuel Macron, adiou o discurso à nação que devia fazer esta segunda-feira às 18 horas locais (17 horas em Portugal continental) por causa do "terrível incêndio que devasta Notre-Dame".
"Estou triste por ver queimar uma parte de nós", Macron
Quase em simultâneo com o anúncio da presidência francesa, Emmanuel Macron fazia uma primeira reação ao incêndio na emblemática catedral na rede social Twitter.
"Notre-Dame de Paris consumida pelas chamas. Emoção de uma nação inteira. Pensada para todos os católicos e para todos os Franceses. Como todos os nossos compatriotas, estou triste esta noite por ver a queimar uma parte de nós", escreveu o presidente de França.
Emmanuel Macron tinha previsto anunciar esta segunda-feira ao país as medidas que seriam a resposta ao "Grande Debate", uma iniciativa lançada pelo Presidente francês para responder aos protestos dos "coletes amarelos".
"Uma tragédia francesa, europeia e mundial"
Numa missiva endereçada ao presidente francês, publicada no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa enviou um "abraço sentido" para o povo francês e lamentou a tragédia.
"Caro Presidente Macron, meu Amigo: Uma dor que nos trespassa o olhar e logo nos marca a alma, Paris sempre Paris ferida na sua Catedral em chamas, um símbolo maior do imaginário coletivo a arder, uma tragédia francesa, europeia e mundial. De Lisboa um abraço sentido", escreveu Marcelo.
"É um pouco da nossa história da Europa que desaparece"
O primeiro-ministro, António Costa, transmitiu ao chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, e à presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, mensagens de solidariedade pelo "terrível incêndio" na Catedral de Notre-Dame.
"Acabo de transmitir a minha solidariedade ao Presidente da República, Emmanuel Macron, e à presidente da câmara, Anne Hidalgo pelo terrível incêndio na Catedral Notre Dame de Paris. É um pouco da nossa história da Europa que desaparece sob as chamas", escreveu António Costa na rede social Twitter.
"Joia única do património mundial que reina sobre Paris"
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, declarou estar "horrorizado" com as imagens do incêndio que devasta a catedral de Notre-Dame, "uma joia única do património mundial que reina sobre Paris desde o século XIV".
Na mensagem publicada na rede social Twitter, o ex-primeiro-ministro português acrescentou que os seus pensamentos estão "com o povo e com o Governo francês".
"Rezamos pelos bombeiros e por todos os que fazem o possível para enfrentar esta situação dramática"
O Vaticano exprimiu na noite desta segunda-feira a sua "incredulidade" e "tristeza" quando um incêndio continuava a devastar a catedral Notre-Dame de Paris, "símbolo da cristandade, na França e no mundo".
"Exprimimos a nossa proximidade com os católicos franceses e com a população parisiense. Rezamos pelos bombeiros e por todos os que fazem o possível para enfrentar esta situação dramática", acrescentou em comunicado o porta-voz do Vaticano.
Em Jerusalém, a Igreja católica da Terra Santa também exprimiu a sua solidariedade com a Igreja de França na sequência do devastador incêndio.
"Exprimimos a nossa solidariedade com a Igreja de França neste período da semana santa e desejamos o melhor para essa igreja e para os seus fiéis", indicou a Igreja católica da Terra Santa através de um comunicado divulgado em Jerusalém.
"É tão terrível de assistir a este gigantesco incêndio"
O presidente norte-americano, Donald Trump, disse que o incêndio na emblemática catedral francesa de Notre-Dame "é horrível de ver" e que "é preciso agir depressa".
"É tão terrível de assistir a este gigantesco incêndio na catedral Notre-Dame de Paris, talvez se devesse usar bombardeamentos com água para extingui-lo, devemos agir rapidamente", escreveu Donald Trump no Twitter.
"Local de referência da fé católica em vias de arder"
O porta-voz dos bispos franceses considerou hoje que a catedral de Notre-Dame, um "local de referência da fé católica está em vias de arder".
O incêndio iniciou-se pelas 18.50 locais (17.50 horas em Portugal continental) e segundo o porta-voz da catedral, André Finot, toda a estrutura da Notre-Dame de Paris está a arder
O incêndio, segundo os bombeiros, terá começado no sótão da catedral, o monumento histórico mais visitado da Europa.
"Os meus pensamentos estão esta noite com a população francesa e os serviços de urgência"
A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou que os seus "pensamentos estão com a população francesa" e com "os que combatem o terrível incêndio na catedral de Notre-Dame".
"Os meus pensamentos estão esta noite com a população francesa e os serviços de urgência que combatem o terrível incêndio na Catedral de Notre-Dame", afirma May na sua conta na rede social Twitter.
"É um símbolo da França e da nossa cultura europeia"
A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu que a catedral de Notre-Dame, em Paris, atingida por um incêndio, é um símbolo da Franca e da cultura europeia.
"Estas imagens horríveis de Notre-Dame causam dor. Notre-Dame é um símbolo da França e da nossa cultura europeia. Os nossos pensamentos estão com os nossos amigos franceses", referiu o porta-voz da chanceler, Steffen Seibert, na rede social Twitter.
Já o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Heiko Maas, expressou o seu apoio à França salientou que o incêndio também toca "nos corações" dos alemães.
"Notre-Dame em chamas também atinge os nossos corações. Os nossos pensamentos estão com os serviços de emergência e com os nossos amigos franceses e esperemos que não cause vítimas", frisou o chefe da diplomacia da Alemanha no Twitter.
"Notre-Dame de Paris, é a Notre-Dame de toda a Europa"
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou que a catedral de Notre-Dame, em Paris, que está a ser atingida por um incêndio, é "a Notre-Dame de toda a Europa", manifestando o seu apoio à França.
"Notre-Dame de Paris, é a Notre-Dame de toda a Europa. Hoje, estamos todos com Paris", referiu numa mensagem publicada na rede social Twitter.
"Partilho a emoção da nação francesa, que é também a nossa"
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, lamentou o incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, afirmando "partilhar a emoção da nação francesa".
"Notre-Dame de Paris pertence a toda a humanidade. Que espetáculo triste. Que horror. Partilho a emoção da nação francesa, que é também a nossa", lê-se numa mensagem que partilhou na rede social Twitter.
"Londres está na tristeza com Paris, e na amizade sempre"
Londres está ao lado de Paris "na tristeza", declarou o presidente da câmara da capital britânica, Sadiq Khan, quando um violento incêndio continuava a devastar a catedral Notre-Dame.
"Cenas desoladoras da catedral Notre-Dame em chamas. Hoje, Londres está na tristeza com Paris, e na amizade sempre. #NotreDame", declarou Khan na rede social Twitter.
"Ao lado de França para salvaguardar e reabilitar esse património inestimável"
A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) manifestou solidariedade com França na salvaguarda e restauro do património histórico, na sequência do incêndio na catedral de Notre-Dame.
Numa mensagem publicada na rede social 'Twitter', Audrey Azoulay diz que a agência das Nações Unidas está "ao lado de França para salvaguardar e reabilitar esse património inestimável".
"Imagens terríveis da Catedral Notre-Dame de Paris, um dos mais bonitos monumentos da cidade"
O clube campeão francês de futebol Paris Saint-Germain lamentou as "imagens terríveis" do incêndio a deflagrar na catedral de Notre-Dame, na capital francesa, um dos "mais bonitos monumentos da cidade de Paris".
"Imagens terríveis da Catedral Notre-Dame de Paris, um dos mais bonitos monumentos da cidade, em chamas. Coragem para todos os que estão mobilizados a tentar extinguir o incêndio", pode ler-se numa curta mensagem publicada no Twitter.
O treinador português Paulo Sousa, atualmente ao serviço do Bordéus, também utilizou as redes sociais para publicar uma fotografia do monumento e confessar estar "sem palavras".
"Partilho a tristeza de toda a França. Esta é a imagem que quero guardar da Nossa Senhora", escreveu.
"Este é um momento terrível para França e para o mundo"
A ministra portuguesa da Cultura, Graça Fonseca, enviou uma mensagem de solidariedade ao seu homólogo francês, Franck Riester, pelo incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, que considerou um "momento terrível para França e para o mundo".
"Este é um momento terrível para França e para o mundo", escreveu Graça Fonseca, na mensagem.
"Quero exprimir a nossa sincera solidariedade com França e consigo, em particular, e dar conta da disponibilidade do Governo português no apoio às autoridades francesas", escreveu a ministra portuguesa da Cultura, na mensagem pessoal.
"Grande é a tristeza com o incêndio na catedral de Notre-Dame, coração religioso e artístico de Paris"
O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, disse que "grande é a tristeza" com o incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, que atinge o "coração religioso e artístico" da capital francesa.
"Grande é a tristeza com o incêndio na catedral de Notre-Dame, coração religioso e artístico de Paris e referência maior para todos nós. Estamos próximos da cidade, da diocese e do seu arcebispo, certos da ressurreição que tudo tem em Cristo!", escreveu Manuel Clemente na plataforma social Twitter.
Notre Dame é um dos maiores tesouros do mundo
O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama afirmou na segunda-feira que a catedral de Notre-Dame, em Paris, que foi atingida por um incêndio, é um dos "maiores tesouros do mundo".
"Notre Dame é um dos maiores tesouros do mundo e estamos a pensar no povo dr França neste seu momento de luto. É da nossa natureza lamentar quando vemos a História perdida, mas também é da nossa natureza reconstruir para amanhã, tão forte quanto pudermos", escreveu Obama no Twitter.