Espanha

Presidente do Vox destaca "façanha política fulgurante" do partido

Presidente do Vox destaca "façanha política fulgurante" do partido

O presidente do Vox, Santiago Abascal, destacou este domingo que o partido conseguiu a "façanha política mais fulgurante e rápida da democracia espanhola", mas expressou preocupação pela vitória dos socialistas do PSOE e pela governabilidade de Espanha.

Nas eleições legislativas espanholas deste domingo, as segundas em sete meses, o Vox (extrema-direita) passou de quinta para terceira força política, elegendo 52 deputados, mais 28 face ao escrutínio de abril.

Falando a centenas de simpatizantes do exterior da sede do partido, em Madrid, Abascal sublinhou que o Vox foi o partido que mais subiu em votos e em deputados, considerando a "façanha política mais fulgurante e rápida da democracia espanhola".

"Hoje celebramos o nosso crescimento e podemos olhar o futuro com mais otimismo, mas devemos fazê-lo sem euforia", afirmou o líder do Vox, advertindo para "a incerteza" da resposta que o Estado vai dar "aos golpistas" da Catalunha.

Para Santiago Abascal, o escrutínio deste domingo permitiu consolidar uma "alternativa patriótica e social", com o Vox a ter a "responsabilidade histórica" de construir uma "verdadeira oposição ao consenso progressista".