Algumas horas depois de um homem ter matado duas pessoas e ferido pelo menos outras oito com uma arma branca, na Ponte de Londres, três menores foram esfaqueados numa rua comercial em Haia, Holanda. O atacante fugiu.
Corpo do artigo
As autoridades e os serviços de emergência foram chamados, pouco antes das 20 horas locais (menos uma em Portugal continental), para uma ocorrência relacionada com esfaqueamento perto da Hudson's Bay, no centro da cidade, para onde foram mobilizadas várias ambulâncias. As três vítimas do esfaqueamento são menores de idade, confirma a polícia holandesa no Twitter.
1200537213601296386
"Esfaqueamento com vários feridos no Grote Marktstraat [mercado] em Haia. Os serviços de emergência estão no local", informou a Polícia no Twitter, dando conta de "três feridos". As autoridades avançaram ainda estar à procura de um homem branco de 45 a 50 anos, que usava um casaco preto, fato de treino cinzento e cachecol. E confirmaram que não está em causa um ato terrorista.
O facto de se encontrar muita gente no local, por ocasião da "Black Friday", está a dificultar as operações.
1200493893009182720
Polícia diz ser cedo para considerar ato terrorista
Uma porta-voz da polícia holandesa disse ser ainda cedo para classificar o esfaqueamento de pelo menos três pessoas como tendo motivação terrorista.
Citada pela agência Associated Press, Marije Kuiper, disse que a polícia continua a efetuar buscas para deter o autor do esfaqueamento de três pessoas no Groot Markstraat, a principal zona comercial da capital holandesa, numa altura em que as lojas estavam apinhadas de consumidores a tentar aproveitar a 'Black Friday'.
Kuiper acrescentou não ter ainda informações sobre as condições em que se encontram as três pessoas que ficaram feridas.
O esfaqueamento ocorreu no coração da principal zona comercial de Haia, onde supermercados e lojas de marca coexistem numa área fortemente iluminada pelas decorações de Natal.
A polícia holandesa selou a área e estabeleceu um alargado perímetro para manter os populares à distância.
Não há registo de sinais de pânico entre os transeuntes logo a seguir ao ataque.
Ataque em Londres
Ao início da tarde desta sexta-feira, um homem foi abatido pela Polícia depois de ter esfaqueado várias pessoas na Ponte de Londres, na capital inglesa. Duas das vítimas morreram e pelo menos outras oito ficaram feridas. As autoridades classificaram o incidente como um "ato terrorista".