O Jogo ao Vivo

Espanha

Alerta em La Palma com erupção de vulcão, cinco mil pessoas retiradas

Alerta em La Palma com erupção de vulcão, cinco mil pessoas retiradas

A ilha de La Palma, nas Canárias, está em alerta vermelho devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja, que obrigou a retirar cinco mil pessoas.

Perante a erupção do vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, o primeiro-ministro Pedro Sanchez "adiou a viagem prevista para hoje [domingo] para Nova Iorque", onde vai participar na Assembleia Geral das Nações Unidas, e deslocou-se às Ilhas Canárias "para acompanhar o desenvolvimento da situação", referiu a assessoria de imprensa do governo espanhol, num comunicado citado pela agência France-Presse.

O vulcão entrou em erupção, este domingo pouco depois das 15 horas, na zona de Cabeza de Vaca, em Los Llanos de Aridane. Às 17 horas, o nível de emergência foi elevado para vermelho nas localidades de Tazacorte, El Paso, Fuencaliente, Mazo e os Llanos de Aridane, onde residem 35 mil pessoas. Com o avanço da lava, a Guardia Civil retirou cinco mil pessoas.

Após reunir com as autoridades da ilha, Pedro Sanchez garantiu que "todos os instrumentos e todos os efetivos" estão acionados e os cidadãos de La Palma "podem ficar tranquilos". No entanto, mostrou-se preocupado com as consequência da erupção, nomedamente, com os incêndios que podem deflagrar.

Durante a madrugada o efetivo é reforçado com elementos da unidade militar de emergência, um apoio solicitado pelas autoridades locais ao Ministério da Defesa espanhol.

PUB

A erupção tem pelo menos cinco bocas, anunciou o presidente do Cabildo de La Palma, Mariano Hernández Zapata, no encontro com a comissão do Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias (Pevolca), refere a agência Efe.

Zapata declarou à Televisión Canaria que há lava a sair abundantemente de duas dessas bocas, que já cruzaram a rodovia Tacande em direção às áreas povoadas de Alcalá e El Paraíso, que foram evacuadas.

Os técnicos analisam a evolução da erupção e os dados recolhidos para fazerem previsões para onde o magma pode avançar.

"Esperamos que a lava respeite, que seja benevolente e se dirija para o litoral, causando o mínimo de impactos possível", disse Zapata, acrescentando que poderia ir até Todoque e continuar o seu caminho até ao litoral.

Mariano Hernández Zapata apelou à "responsabilidade e bom senso", perante o facto de "muitas pessoas" se aproximarem da zona da erupção , causando "problemas" nos esforços de evacuação. "Haverá tempo para ver o vulcão", afirmou.

Há registo de o vulcão Cumbre Vieja ter entrado em erupção em 1949 e em 1971.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG