Os portugueses vão poder usufruir, em 2023, de cinco fins de semana prolongados e de, pelo menos, quatro possibilidades de ponte (cinco, contando com o Carnaval, que não é feriado obrigatório).
Corpo do artigo
Os meses com mais dias de descanso no próximo ano serão abril e dezembro: abril terá dois fins de semana grandes e uma ponte - à conta da Páscoa, 25 de Abril e 1 de Maio -, ao passo que dezembro terá três fins de semana prolongados. Mas há más notícias para as cidades que, como o Porto, celebram o São João, que calha a um sábado.
Ao todo, há 13 feriados obrigatórios. Tal como em 2022, três calham ao fim de semana, a começar pelo domingo de Ano Novo. A estes 13 junta-se o Carnaval, que pode ser dia de descanso dependendo do que o Governo, municípios e empresas decidam. Essa festividade (21 de fevereiro) poderá ser a primeira ponte do ano.
Após o Carnaval, será preciso esperar por 7 de abril (sexta-feira Santa) para usufruir do primeiro fim de semana prolongado. O facto de o Dia da Liberdade calhar a uma terça-feira permite fazer ponte de 22 a 25 de abril e, no fim do mesmo mês, o Dia do Trabalhador (segunda-feira) possibilita novo fim de semana grande: de 29 de abril a 1 de maio.
Porto sem ponte no dia de São João
Em junho, o dia do Corpo de Deus (quinta-feira, 8) permite fazer uma ponte até dia 11 (o Dia de Portugal calha a um sábado). Os municípios que, como Lisboa, celebrem o Santo António (terça-feira, 13), podem parar seis dias seguidos, de 8 a 13.
Menos sorte têm os que festejam o São João: em 2022, o 24 de junho permitiu um fim de semana grande mas, para o ano, calha a um sábado. Já quem celebra o São Pedro (Póvoa de Varzim ou Felgueiras) poderá fazer ponte de 29 de junho a 2 de julho.
A Assunção de Nossa Senhora também permite ter ponte de 12 a 15 de agosto, abrindo a hipótese de reajustes de férias. A última ponte do ano ocorre devido ao dia da Implantação da República (quinta-feira), que possibilita uma paragem de 5 a 8 de outubro.
2023 fecha com três fins de semana grandes. O primeiro é entre os dias 1 e 3 de dezembro (Restauração da Independência), o segundo entre 8 e 10 (Imaculada Conceição) e o último de 23 a 25 (Natal).
Três feriados ao fim de semana
Dos 13 feriados obrigatórios, três calham ao fim de semana: o dia de Ano Novo, a Páscoa (que, por definição, se celebra sempre ao domingo) e o Dia de Portugal (10 de junho).
Melhor do que em 2022
Em 2022 também houve cinco hipóteses de ponte (contando com o Carnaval), mas só quatro fins de semana grandes garantidos: sexta-feira Santa, 25 de abril, Dia de Portugal e Assunção de Nossa Senhora. Por outro lado, ao contrário do que ocorrerá em 2023, quem celebra o São João também teve fim de semana grande (o feriado foi numa sexta-feira).