O Ministério da Educação acaba de anunciar, nesta terça-feira, a vinculação de cerca de 3500 docentes. Em comunicado, a tutela explica que daquele total 2084 professores conseguiram vínculos por via do concurso extraordinário, enquanto 1236 docentes vincularam através da denominada "norma-travão".
Corpo do artigo
A que se somam, ainda de acordo com o gabinete de Tiago Brandão Rodrigues, "as 121 vagas da norma-travão para os docentes do ensino artístico especializado da música e da dança e as 45 vagas para o concurso de vinculação extraordinária do pessoal docente das componentes de audiovisuais e artes visuais".
Feitas as contas, entraram agora para os quadros do Ministério da Educação 3486 professores. De acordo com a mesma fonte, em dois anos entraram para os quadros do Ministério da Educação perto de sete mil professores.
Recorde-se que este ano houve 29.525 candidatos ao concurso externo extraordinário e 38.328 ao concurso externo ordinário. Relativamente ao concurso interno, registaram-se 30.580 candidaturas. Apesar do elevado número de candidatos, 1.230 vagas do Quadro de Agrupamento / Quadro de Escola, precisa a tutela, "não foram preenchidas, isto é, não foram pretendidas pelos docentes".