Os alunos do novo curso têm que ver as cinco temporadas da série medieval e ler todos os livros.
Corpo do artigo
Um novo curso da Universidade de British Columbia, no Canadá, dá aos fãs d' A Guerra dos Tronos a oportunidade de se tornarem ainda mais especialistas na época medieval. Quem decidir inscrever-se, terá como trabalho de casa ler todos os livros da saga The Song of Ice and Fire, de George R. R. Martin, e ver as cinco temporadas da série televisiva da HBO, baseada na mesma obra.
O objetivo pedagógico é explicado, mais em pormenor, no site da instituição. "Ao longo da história da cultura ocidental, o tempo medieval tem sido continuamente reimaginado para refletir, de forma negra, os medos e os desejos da altura. Este curso procura examinar o papel do medieval na consciência popular do final do século XX e início do século XXI", lê-se.
Os livros d' A Guerra dos Tronos são, por isso, a principal referência bibliográfica. Robert Rouse, um dos professores do curso, argumenta que "o trabalho de Martin têm um papel influente no imaginário medieval popular e moderno, suplantando largamente qualquer noção real da Idade Média europeia que exista na mente dos seus leitores e espectadores".
A partir do próximo ano, os estudantes terão ainda mais trabalho de casa, uma vez que a HBO se prepara para estrear a sexta temporada da série, em abril, e está previsto o lançamento da nova obra de R.R. Martin, The Winds of Winter, na mesma altura.