Heathrow, em Londres, e Charles de Gaulle, em Paris, são os mais críticos na Europa, de acordo com a AirAdvisor.
Corpo do artigo
O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, surge na 23.ª posição de um ranking que classifica os aeroportos do Mundo com mais probabilidade de extravio ou roubo de malas, de acordo com a AirAdvisor, empresa especializada em direito dos passageiros.
No topo da listagem não há registo de mais nenhum aeroporto situado em Portugal. O ranking é liderado por Heathrow, em Londres, surgindo Charles de Gaulle, em Paris, no segundo lugar. O Aeroporto Internacional do Dubai completa o pódio dos três piores locais com mais incidentes relacionados com segurança de bagagens.
No total das 53 estruturas aeroportuárias avaliadas no estudo, o 23.º lugar ocupado por Lisboa significa que apresenta um “risco moderado”, fora da lista “crítica” composta pelos dez primeiros apurados.
Um dos motivos que potenciam o roubo das malas nos aeroportos tem a ver, segundo a empresa apurou, como o tempo que o passageiro tem de percorrer a pé desde o desembarque até ao levantamento da bagagem. No caso de Lisboa, o tempo médio é de 13 minutos, enquanto no de Heathrow, em Londres, é de 20 minutos.
Além desse critério, a consultora também teve em conta o volume de passageiros por aeroporto, no pressuposto de que os maiores “apresentam mais riscos devido ao maior número de viajantes e às oportunidades de roubo”. Por outro lado, foram igualmente tidas em conta as buscas no Google por bagagem perdida, bem como as avaliações no Yelp e no próprio Google relacionadas com a segurança dos aeroportos.
“Hoje em dia, perder uma mala não é apenas um pequeno inconveniente. Entre leilões de bagagem não reclamada e vídeos do TikTok que mostram as malas a ser abertas em trânsito, o problema está a assumir um novo nível de urgência”, alerta Anton Radchenko, CEO da AirAdvisor.
Saber mais
Indemnização
Se uma bagagem foi perdida, danificada ou atrasada durante uma viagem, o passageiro pode ter direito a uma compensação até 1300 euros, como estipulado no Regulamento da UE 889/2002, lembra a AirAdvisor.
Prazo para reclamar
O prazo para apresentar uma reclamação varia entre 7 e 21 dias, consoante o caso. É fundamental guardar todos os comprovativos do voo, bem como os recibos das despesas, para que a companhia aérea possa reembolsar os valores.