O canal Al Jazeera América, que foi lançado nos EUA em agosto 2013, vai deixar de emitir no dia 30 de abril. Al Anstey, diretor-geral da emissora, justificou a decisão alegando que o facto de "o modelo de negócio não ser sustentável à luz dos desafios económicos que conhece o mercado norte-americano dos media".
Corpo do artigo
Numa nota interna é referido que o encerramento da sucursal da estação em território norte-americano será acompanhado por uma expansão dos serviços digitais da Al-Jazeera, de forma a "alargar a presença de multiplataformas nos Estados Unidos".
Com origem no médio oriente e financiada pelo Qatar, a Al Jazeera migrou para os EUA depois de ter comprado a televisão Current TV ao ex-Presidente Al Gore por 500 milhões de dólares. Mas os avultados investimentos monetários não foram suficientes para atrair audiência, que nunca chegou a ultrapassar algumas dezenas de milhares de telespectadores nos Estados Unidos.
Não obstante esta decisão, Al Anstey reiterou a confiança depositada em todos os trabalhadores da Al Jazeera América. "Respeito o compromisso sem igual e o excelente trabalho da nossa equipa, que criou um grande jornalismo", frisou.