O Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou para 17 os distritos do continente sob "Aviso Amarelo" devido à persistência de valores baixos das temperaturas mínimas e agitação marítima.
Corpo do artigo
De acordo com o instituto, onze distritos estão sob "Aviso Amarelo" desde as 8 horas desta sexta-feira e as 9 horas de sexta-feira devido à persistência de valores baixos das temperaturas mínimas: Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Évora, Porto e Portalegre.
Já os distritos de Lisboa, Leiria, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, estão sob "Aviso Amarelo" igualmente desde as 8 horas desta quinta-feira até às 21 horas de sexta-feira devido à agitação marítima, com previsão de ondas de noroeste com quatro a quatro metros e meio.
Os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra e Porto, estão sob 'Aviso Amarelo' devido às duas situações, tempo frio e ondulação forte.
Em Braga, as temperaturas vão variar entre 02 e 12, no Porto, entre 04 e 12, em Vila Real, entre 01 e 09, em Viseu, entre 01 e 08, em Bragança, entre -2 e 09, na Guarda, entre -1 e 05, em Castelo Branco, entre 02 e 11, em Coimbra, entre 03 e 11, em Portalegre, entre 01 e 09, e em Évora, entre 04 e 12.
De acordo com o IPMA, o "Aviso Amarelo", o terceiro mais grave de uma escala de quatro, representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para esta quinta-feira no continente períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde, aguaceiros em geral fracos, em especial no litoral oeste, diminuindo de intensidade e frequência a partir da tarde e queda de neve acima de 600/800 metros nas regiões norte e centro.
Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte por vezes com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas, formação de gelo e geada em alguns locais do interior e pequena subida da temperatura mínima.